TIPOS DE PELAGENS

A maioria dos tipos de pelagem não são conhecidos geneticamente ou são muito complicados para colocar aqui. Mas vou colocar sobre os principais genes de pelagens.
 

Hairlessness

Há quatro raças de cães sem pêlo - O Pelado Mexicano, o Pelado Peruano, o American Hairless Terrier e o Chinese Crested Dog.

O Peruano, o Mexicano e o Chinês todos têm hairlessness dominante, de modo que só precisa de uma cópia do gene para ele ser careca. Na verdade, todos os cães sem pêlos destas raças são heterozigóticos para a ausência de pêlos, porque é um dos exemplos conhecidos apenas nos cães de um gene letal pré-natal. Isto significa que um cão homozigoto (um com duas cópias do gene sem pêlo) serão reabsorvidos no útero ou nascerão malformados e mortos.
Porque todos os cães sem pêlos destas raças são heterozigotos, cruzando um cão sem pêlos com um cão sem pêlos irá resultar em alguns filhotes que serão abortados, alguns dos quais são cães sem pêlos normais, e alguns peludos. Lembre-se de nossas tabelinhas para o gene merle? Este é o mesmo processo para os cães sem pêlos.

O Terrier Pelado Americano é muito incomum, na verdade, porque mostra o único exemplo conhecido de hairlessness recessivo em cães. Ou seja, um cão deve ter duas cópias do gene, a fim de expressá-la. Não é um gene letal, ao contrário hairlessness dominante, e porque todos os AHTs sem pêlos são homozigotos, os filhotes peludo nunca aparecerá quando um cão sem pêlos é acasalado com um outro cão sem pêlos.
Apesar de o gene ser recessivo, cães atualmente revestidas ainda existem na raça AHT. Como a raça é relativamente nova, cruzamentos são feitos para melhorar o conjunto de genes. Os filhotes revestidos destes cruzamentos (que seriam todos portadores de pelado) podem ser cruzados de volta com cães pelados para produzir 50% de filhotes sem pêlos.

No entanto, ambos os tipos de hairlessness vêm com alguns problemas de saúde associados (não necessariamente genéticas). Estes são predispostos a  terem doenças de pele e alergias, e, obviamente, os cães sem cabelo são altamente susceptíveis de obter queimaduras solares e câncer de pele, a menos que eles sejam protegidos contra o sol. Hairlessness Dominante também pode causar problemas dentários (geralmente menos molares que o normal).

 

Long Hair

O gene, ou, pelo menos, um dos genes, que faz com que a pelagem seja longa em cães é recessivo. Os principais pontos de interesse aqui é que ela significa uma mistura de raça de pêlos compridos devem ter dois pais que são portadores de pêlos longos (por exemplo, um cruzamento entre Labrador x Golden Retriever teriam filhotes de pêlos curtos, porém estes filhotes cruzados entre si porteriormente teriam como resultado filhotes de pelo curto e longo. O gene pode ser carregado por muitas gerações sem ser expresso, o que significa que muitos raças de pêlo curto ocasionalmente produzir filhotes de pelagem longa.
 

Wire Hair

 

O Dachshund é uma raça que vem em três tipos de pelagem - pêlos curtos, duros e longos. A versão de pelos longos é produzido através do gene recessivo descrito acima, no entanto, o alelo causador da pelagem dura é realmente dominante. Isto significa que se você cruzou Dachshund de pêlo duro com um longo ou  curto, você teria todos os filhotes de pêlo duro.

Pensa-se que um cão com ambas as pelagens e os genes do pêlo duro será "rough-coated", o que significa um pêlo duro com mais pêlo. Exemplos deste tipo de pelagem incluem o Korthals Griffon e, possivelmente, o Wolfhound Irlandês.

 

Curly Hair

O gene cabelo encaracolado também é conhecido por ser recessivo. Sua aparência depende da combinação entre outros genes - por exemplo, quando combinado com o pêlo curto os cachos serão pequeno e apertado, mas quando combinado com o pêlo longo pode ser mais longo e ondulado.
É possível que o pêlo deste Bouvier seja devido a uma combinação de genes wirehair e pêlo encaracolado.