Locus K e A - PRETO DOMINANTE E PRETO RECESSIVO

O Gene Dominante Preto

O preto é a cor eumelanin "default" para cães. Um cão que não é homozigoto para o fígado (bb) ou da diluição (dd) terá eumelanina negra. Isso significa que ele vai ter um nariz preto e, normalmente, olhos castanhos (eumelanin afeta a cor dos olhos também), e qualquer eumelanin em sua pelagem será preta. Eumelanin, é um dos dois tipos de pigmento que ocorrem em cães. O outro é feomelanina, que não afeta os olhos ou o nariz e só é visível no pêlo. Ela produz a cor "vermelha", que é qualquer tonalidade do vermelho profundo a creme claro.

Há duas opções básicas para as marcações de um cão - sólidos (sem marcações tan, apenas eumelanina) ou não-sólidos (manchas castanhas de qualquer tipo). Se um cão tem uma pelagem sólida (preta) ou um pêlo com manchas castanhas (causadas por phaeomelanin) depende quase que inteiramente o locus K. K é constituída por três alelos:

K - preto dominante (preto sólido, nenhum vermelho)
k - recessivo não-preto (ainda terá pigmento nariz preto e pode ter manchas pretas, mas também pode ter marcas vermelhas)
k br - tigrado (não vamos lidar com isso por aqui - veja a página de tigrado para mais informações sobre este alelo)

Um cão, mesmo com apenas um gene K será preto sólido. Um cão com dois k genes (ou seja, homozigotos para k) será capaz de mostrar manchas castanhas. Então, basicamente, um genótipo de kk permite um cão mostrar tudo o que tem sobre o locus. Um cão Kk ou KK podem ser geneticamente tan point ou sable no locus, mas não vai ser capaz de mostrar essas marcas por causa de seus genes negros dominantes. Preto Dominante domina todo o locus, mas pode ser substituído por outros genes, tais como fígado, diluição, grisalho e merle. Todos estes irão alterar a forma como um cão preto dominante parece, mas a única coisa que não pode fazer é adicionar phaeomelanin (vermelho) ao pêlo. A única maneira de feomelanina pode ser adicionado ao pêlo de um cão com o gene preto dominante é através do gene e (E lócus) - vermelho recessiva. Isso transforma um cão dominante preto (ou, na verdade, qualquer cão) em um cão vermelho sólido, com pigmento nariz preto.

Isso tudo provavelmente soa muito confuso neste momento, e se você não tem experiência em genética você pode não entender tudo. Não se preocupe - nós vamos lidar com os genes que podem afetar preto em diferentes páginas. Por enquanto, tudo o que você realmente precisa saber é que Kk e KK no locus K produz um cão preto sólido. Um cão kk pode ter algum negro em seu pêlo, mas não costumam ser preto sólido. O material sobre eumelanina e feomelanina é particularmente confuso, mas eu tenho a certeza de usar esses termos todos ao longo deste site, porque se você pode obter uma alça sobre eles, você vai ser capaz de entender a genética dos cães facilmente.

 

Aqueles de vocês que têm um fundo em genética através do estudo de outras espécies de animais pode estar interessado em saber que os cães são uma das únicas espécies conhecidas de ter um gene preto dominante. Preto na maioria dos animais é recessivo (há um gene recessivo preto em cães - veja abaixo, mas é bastante raro). Preto dominante em cães é causada por um gene conhecido como "beta-defensin", o que está principalmente associada com o sistema imunitário. Beta-defensin só foi comprovada a afetar a cor da pelagem / pigmento em dois mamíferos até hoje - cães e gado.

 

Exemplos de Dominantes Negros

Estes cães das imagens abaixo são Kk ou KK no K locus. Observe a falta de qualquer lugar vermelho no pêlo de qualquer um desses cães. Se houver um sub-avermelhada ou pêlos vermelhos espalhados, é mais provável que o cão seja um sable muito pesado (ou similar), em vez de preto dominante, então não será realmente kk. Um nuance acastanhado no pêlo pode ser visto, contudo, é devido a um brozeamento. Bronzeamento é quando a luz solar ilumina os pêlos pretos de um cachorro, e ele também pode ser causada por fatores dietéticos. Bronzeamento é geralmente mais extensa em raças de pêlo longo e encaracolado.

Este Border Collie é um preto com mancha dominante (que tem o padrão clássico, então seu genótipo S é mais provável s i s i). Observe o bronzeamento na cauda e orelhas.

Todos estes cães são negros dominantes com o branco no malhado ou padrão manchas irlandês e ticking ou roaning.

Este Border Collie também é um preto com mancha dominante, como o outro Border Collie acima, mas este tem o gene merle também (Mm), que  transformou suas marcas pretas em manchas quebrados sobre uma base cinza.

 

O Gene Recessivo Preto

Há um outro tipo de preto - preto recessivo. Preto recessivo é muito raro e só ocorre em algumas pouquíssimas de raças, incluindo o Pastor Alemão, Pastor de Shetland, Schipperke e Puli. Algumas raças, como o cão pastor belga, parecem transportar tanto preto recessivo quanto o dominante.
Preto recessivo é indicado por a, e geralmente é colocado na parte inferior direita do locus porque é recessivo para todos os outros genes do lócus (Sable A y, cutia a w, pontos tan a t). Isto significa que se um cão tem apenas um gene, que não irá ser preto sólido (mas de marta, tan point, etc), uma vez que necessita de dois genes para o gene recessivo trabalhar.

Se você está se perguntando por que o cachorro acima é branco, é porque o Samoyeda também têm sido provado ter o gene recessivo preto. No entanto, aqui ele é combinado com outros alelos, que diluir ou remover o pigmento.

O preto é recessivo, esteticamente, não é diferente do preto dominante. A única diferença é no cruzamento - um filhote de cachorro preto sólido poderia nascer a partir de dois pais que são preto não sólido se ambos carregam (sem expressar) uma cópia do gene recessivo preto, enquanto um filhote de cachorro preto dominante só poderia ter nascido se um ou ambos os pais fossem igualmente negros dominantes. Outro aspecto importante do negro recessiva é que ele está num local diferente do preto dominante. Isto faz com que a única maneira de um cão poder ainda ser preta sólida, se for kk (preto não-sólida) no K locus.

A menos que você seja um criador de cão, preto recessivo não é importante, mas ainda é uma descoberta muito interessante!

 

Seal Coloração

Seal é atualmente um completo mistério. Seal coloração torna cães negros aparecem marrom (com o nariz preto), variando de um ligeiro elenco marrom para um tom quase tão leve como fígado. Estes cães nascem escuros e o bronzeamento desenvolve com a idade.
Nenhuma pesquisa genética até agora tem sido conduzida ao certo, então não se sabe como ele é causado ou que locus é responsável por ela.
As teorias atuais incluem ser um alelo no locus K (recessivo para K), um alelo no locus, ou um modificador em um locus desconhecido que faz com que o locus para mostrar em parte através de cães Kk.